A União Europeia abre oficialmente uma investigação sobre o TikTok
Será que o TikTok está realmente protegendo nossas crianças? A investigação da União Europeia trará respostas chocantes.
Os problemas do TikTok se espalham além das fronteiras dos Estados Unidos da América - a Europa está tomando medidas drásticas.
Em um comunicado de imprensa divulgado na segunda-feira, a Comissão Europeia (o braço executivo da UE) anunciou uma investigação formal sobre a conformidade (ou falta dela) do TikTok com a Lei de Serviços Digitais.
A lei, aprovada no final do ano passado e em vigor desde 1º de janeiro, visa legislar contra coisas como conteúdo ilegal, desinformação e publicidade direcionada.
O comunicado de imprensa inclui uma lista útil de pontos que a UE está investigando, como o potencial uso pelo TikTok de sistemas algorítmicos para incentivar comportamentos viciantes, ou o que chama de "efeito toca do coelho". Em outras palavras, eles estão preocupados se o TikTok faz muito para forçá-lo a continuar olhando para ele. Outros pontos de preocupação incluem privacidade e segurança para menores, transparência publicitária e verificação adequada de idade para usuários.
A investigação vai analisar se o TikTok está protegendo efetivamente as crianças, destacando a verificação de idade como uma salvaguarda potencialmente insuficiente.
Se o TikTok for considerado em violação de quaisquer políticas da DSA, poderá ter que desembolsar até 6 por cento de seu faturamento anual, de acordo com o TechCrunch.
Em um comunicado dado ao TechCrunch, o TikTok disse que cooperará com a investigação, afirmando que já respondeu a pedidos anteriores da Comissão Europeia e até apresentou planos para que seus responsáveis pela segurança infantil se encontrassem com autoridades da UE. Segundo o TikTok, essas iniciativas não receberam resposta da Comissão.
Fonte: Mashable
Leia Também:
Apple Desativa Aplicativos da Web na Tela Inicial para Dispositivos iOS na Europa
Meta Desmascara Rede de Contas Falsas Chinesas no Facebook e Instagram